Área do Cliente

O que é fogo e como ele se desenvolve?

Bem-vindo a sessão de conteúdo do site da ICS Engenharia!

Estamos iniciando nossa série de posts. Conteúdos que serão disponibilizados gratuitamente para os interessados em conhecer um pouco mais sobre proteção contra incêndio.

Este material é dedicado ao público em geral, àqueles que desejam conhecimento básico sobre o assunto, mas também para os que pretendem se aprimorar na disciplina, sejam projetistas, instaladores, oficiais do Corpo de Bombeiros, fornecedores de equipamentos, estudantes, síndicos e proprietários de edificações.

Nosso conteúdo será desenvolvido aos poucos, abordando desde os princípios básicos, legislação, dicas de segurança, como também conhecimento sobre as disciplinas de Detecção e Alarme, Sprinklers e Supressão com agentes limpos. Provavelmente você não sairá um exímio projetista e instalador, mas saberá tratar muito bem quando o assunto for proteção contra incêndio, seja com o Corpo de Bombeiros ou subcontratado por algum serviço.

Para aqueles que já conhecem um pouco do assunto, pedimos que sejam pacientes porque vamos iniciar com: “O que é fogo e como ele se desenvolve?”

O fogo pode ser definido como a manifestação visual surgida a partir de uma reação química de oxidação. É claro que existe uma explicação mais precisa e complexa para este fenômeno, mas não é nossa intenção dificultar as coisas né?

Esta reação ocorre quando um combustível, ou seja, material suscetível à esta oxidação (reação de queima) em contato com algum comburente (oxigênio) recebe uma energia de ativação (calor). Esta energia pode ser proveniente de uma faísca ou chama, que inicia a reação, e é mantida por uma reação em cadeia, até que algum dos componentes deste tetraedro seja extinto.

Lembrem-se deste conceito, muito importante quando tratamos de combate a incêndio, pois o fogo só poderá ser extinto eliminando-se pelo menos um dos 4 componentes que o mantém. O fogo libera calor, luz e produtos da reação de queima, como dióxido de carbono (CO2) e água (H2O), que a depender do combustível envolvido, terão intensidades e cores de chama diferentes, inclusive, podendo gerar chamas invisíveis, como na queima de alguns líquidos combustíveis.

Controle

Indiscutível falar sobre a importância que o fogo tem na história da Humanidade. A capacidade de controlá-lo está totalmente relacionada com a sobrevivência e desenvolvimento da raça humana. O fogo serviu para espantar predadores nos primórdios de nossa existência, nos aquecer e cozinhar alimentos, principal fonte de energia, sejam nas caldeiras, usinas termoelétricas e motores à combustão. Não existiria humanidade sem o controle do fogo.

Tem, porém, sua propriedade destruidora e, mesmo que tenhamos o domínio sobre gerá-lo e extingui-lo, muitas vezes acontece despropositadamente e sem controle. Grandes incêndios aconteceram para reafirmar este poder, porém, estes mesmos incêndios fizeram com que a humanidade também aprendesse a combatê-lo nestas condições.

Métodos de controle e extinção são conhecidos e vêm sendo desenvolvidos ao longo dos anos. Normas e Legislações avançam para cada vez mais prevenir que aconteçam, para proteger vidas e evitar perdas materiais. O conhecimento faz toda a diferença!

A ICS Engenharia acredita que com a disseminação de conhecimento criaremos uma cultura de prevenção e com isso evitaremos que vidas sejam perdidas. Se você quiser aprender mais sobre o assunto, fique ligado nesta seção e não se acanhe em fazer contato. Suas dúvidas ou curiosidades podem ser as mesmas de outras pessoas e um novo post, ou material, poderá ser desenvolvido e disponibilizado no site. Contribua conosco!

Na próxima semana, falaremos de sistemas de detecção e alarme, entrando mais no universo da Engenharia que protege vidas. Curta, compartilhe e fique à vontade para comentar.

O conhecimento pode salvar vidas!

Felipe Melo é diretor de projetos da ICS.

Os comentários estão encerrados.